O desenvolvimento da coordenação olho – mão começa no nascimento e continua a desenvolver e a melhorar com o tempo e, naturalmente, com a prática também, mas a criança precisa de estímulo para desenvolver esta habilidade na sua plena capacidade. Tendo em conta que cada criança não se desenvolve num mesmo ritmo se perceber algum problema da coordenação olho – mão deverá dirigir-se ao médico.
Recém - Nascido

Um bebé nasce com a capacidade de agarrar objetos podendo notar-se que aperta a mão em torno do seu dedo ou mantém os punhos fechados a maior parte do tempo. Embora a sua visão seja muito diminuída nesta fase, a sua capacidade de entender é o começo de uma boa coordenação olho - mão que vai ajudá-la, futuramente, a realizar várias tarefas que impliquem esta coordenação. Aos 3 meses, ela será capaz de bater em brinquedos e podem até tentar pegar em coisas que vê.
4 Aos 12 meses
Durante a faixa etária dos 4 aos 12 meses, o bebé movimenta as mãos sobre o peito, onde consegue vê-las, explorá-las com a boca e tocá-las com os dedos. Este desenvolve a habilidade de pegar em objetos grandes, sendo também capaz de mover objetos de um lado para o outro. Quando vir um objeto que lhe interesse consegue chegar a este e pegá-lo, olhando para ele e usando o seu cérebro para lhe dizer onde a mão deverá ir. Apesar dos seus movimentos serem desajeitados nessa idade, ele está a aperfeiçoar a sua coordenação.
Nesta fase as crianças começam a reconhecer o conceito de lugar, direção e sentido desenvolvendo uma capacidade de manipulação de objetos a partir de movimentos finos.
desenvolver as capacidades que melhoram a coordenação
olho - mão como a preferência por uma das mãos, desenvolvem a
capacidade de subir, começam a ter muito mais equilíbrio, correr,
saltar, puxar e empurrar, subir/descer degraus, um de cada vez e
desenvolvem a perceção de profundidade com base numa melhor
perceção visual e melhor habilidade manual.
Dos 5 aos 7 anos
Nestas idades, as crianças desenvolvem ou continuam a desenvolver as seguintes capacidades melhoramento os seus movimentos finos, como manusear instrumentos de escrita e usar tesoura, aprendem a focar a visão, devido ao trabalho executado na escola durante horas.
Durante estes anos de infância, uma criança vai continuar a aperfeiçoar a sua coordenação olho - mão que irá prepará-lo para a escola, em apenas alguns anos. Até o momento que esta atinge a idade pré-escolar pode ser capaz de jogar com quebra-cabeças e vestir-se de forma independente.
Encorajar o desenvolvimento
Para incentivar o desenvolvimento da coordenação olho - mão será necessário fornecer materiais apropriados. Atividades artísticas podem mostrar a uma criança que os seus pequenos movimentos com um lápis ou pincel estão a realizar marcas no papel oque lhe poderá interessar. Todos os brinquedos que envolvem empilhamento requerem uma boa perceção visual para julgar a forma e distância necessária dos objetos. Rolar uma bola para trás e para a frente com esta criança e jogar muitas vezes para que ela aprenda como os olhos e as mãos podem fazer coisas juntos.
Sem comentários:
Enviar um comentário