Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Exemplos de Coordenação Olho-Mão


A coordenação olho – mão implica o envolvimento de ambas as mãos e ambos os olhos para executar uma tarefa. Sendo uma das primeiras habilidades do desenvolvimento cognitivo a ser medido.  A Universidade de Maryland Medical Center refere num estudo realizado que é esperada uma ixibição inicial de coordenação olho – mão com a idade de 4 meses.  É necessária uma boa coordenação olho – mão para manejar objetos, jogar alguns desportos e instrumentos musicais com sucesso e para escrever ou desenhar. A coordenação olho-mão pode ser melhorada com exercícios como jogos que envolvem habilidades visuais e utilizar bolas para jogar, pegar ou bater.
            
Existem vários bons exemplos de coordenação olho – mão:

·      Escrever e Desenhar em que a habilidade de usar um lápis
     ou caneta para realizar estas tarefas é demonstrada como 
     uma boa coordenação olho – mão. A criança aprenderá a 
     desenhar e escrever, pelo menos traços simples, em idade 
     jovem, sendo nesta idade em que começam a aparecer os 
    primeiros notórios problemas de coordenação olho – mão, 
    devendo ser logo alvo de atenção moderada e cuidado de 
    forma a que a criança consiga realizar a tarefa pelo resto da vida;



·      Certos jogos como quebra – cabeças, puzzles e jogos de vídeo em que é crucial a utilização dos olhos e das mãos para organizar as peças e encaixá-las correctamente, no caso do puzzle ou quebra – cabeças, ou habilidade de usar o comando para jogar no caso dos jogos de vídeo, trabalhando em conjunto para realizar uma tarefa;





Para ser bem-sucedido em desporto é necessária uma 
boa coordenação olho – mão para apanhar, jogar e bater 
a bola tendo boas habilidades motoras e boa 
percepção visual;







      Na música, tocar um instrumento requer os olhos e as mãos em que certos instrumentos requerem mesmo uma boa coordenação olho – mão como ler uma pauta musical enquanto as mãos tocam como tocar piano, tocar guitarra e violino, por exemplo;







·         Conduzir requer uma coordenação olho-mão contínua tendo 
      como base a informação transmitida pelos olhos sobre o trajeto 
      e a actividade das mãos constantemente sobre o volante.
 

1 comentário: